sábado, 15 de junho de 2013

Plano de aula do grupo 3 do curso MGME

este é o plano de aula traçado pelos professores do grupo 3 do curso MGMEsobre proporcionalidade na geometria:
Plano de Aula
Tema:
Proporcionalidade
Série:
7º ano
Conteúdos a serem trabalhados:
Razões na geometria
Objetivos gerais:
Desenvolver a noção de proporcionalidade. Reconhecer a existência ou não de uma razão de proporcionalidade.
Objetivos específicos:
Resolver situações-problema que envolvaa noção de proporção e investigar a razão dessa proporcionalidade. Observar situações de proporcionalidade em figuras geométricas. Observar que as medidas sempre estão sujeita a imprecisões.
Justificativa:
Com esta atividade pretende-se desenvolver as competências e as habilidades leitora e escritora; de observação; realizar medidas com precisão e construir figuras seguindo uma razão.
Estratégias e ou procedimentos:
Leitura e Análise de Texto:O homem vitruviano e as razões no corpo humano (caderno do aluno volume 3, p. 21 – 7º ano)
Investigar as razões e proporções no corpo humano
Pesquisa na internet: A razão áurea.
Exibição do vídeo: Donald no país da Matemágica.
Leitura e Análise deTexto: A razão áurea (caderno do aluno volume 3, p. 35 – 7º ano)
Análise do retângulo áureo. Socialização e discussão das respostas obtidas.
Construção da espiral áurea.
Recursos materiais e tecnológicos
Caderno do aluno Volume 3.
Computador com acesso a Internet.
Filme: Donald no país da Matemágica (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=BXQ8qm6hQHM)
Formas de recuperação
A recuperação será contínua. O professor mediará e esclarecerá as dúvidas. Também, poderão ser feitos trabalhos em duplas produtivas ou grupos para que os pares possam socializar suas ideias e dúvidas.
Avaliação
Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a existência de proporcionalidade em figuras geométrica, por meio do cálculo de razão de proporcionalidade.A avaliação será contínua e o professor observará a participação, interesse e responsabilidade do aluno ao executar a tarefa solicitada.


Um comentário:

  1. bem legal esse plano de aula mostra uma forma de ministrar esse tema proporcionalidade na geometria!

    ResponderExcluir